Portugal, aquele pequeno país onde o verde se mistura com o azul do Oceano Atlântico. Aquele pequeno país onde o mundo inteiro descansa dentro dele. Apenas vá... vá e se apaixone por Portugal.
Portugal situa-se ao longo da costa atlântica da Península Ibérica, com o seu clima quente e ameno, moldado pelas ondas do oceano e pelo verde puro da sua natureza. O estado-nação mais antigo da Europa que se tornou uma república parlamentar com uma área total de 92.000 km2 e 10 milhões de habitantes.
Um país simpático construído pelo seu povo gentil e descontraído, com uma cultura repleta de tradição, incrível gastronomia e vinhos. Considerado um local seguro, Portugal encontra-se a poucas horas de qualquer outra capital europeia. E é tão inequivocamente brilhante que seria preciso um esforço extraordinário para não o amar.
O Clima
O clima mediterrânico de Portugal agrada a todos. É considerado um dos mais quentes da Europa. Aqui, os Verões são quentes e longos, recebendo até 12 horas de sol por dia. Dificilmente chove durante estes meses e os dias quentes desfrutam de uma agradável brisa marítima, especialmente nas cidades costeiras. E seus Invernos curtos e suaves têm cerca de seis horas de sol por dia. No entanto, várias regiões podem sentir algumas diferenças no clima, dependendo da localização.
A Cultura e a Gastronomia
A cultura portuguesa é baseada em datas passadas, desde os tempos pré-históricos, e tem sido fortemente influenciada por uma rica variedade de países e costumes ao longo dos anos. É constituída pela experiência das muitas pessoas que aqui se instalaram e daqueles que os navegadores portugueses encontraram ao longo dos Descobrimentos.
De cidades urbanas e modernas a terras rurais e históricas, existem 19 classificações da UNESCO neste país, incluindo monumentos, paisagens e património imaterial. Os portugueses têm também uma grande tradição de arte, música, dança e teatro e uma gastronomia incrível.
A dieta mediterrânea é aclamada em todo o mundo. O património marítimo criou iguarias divinas de peixe e marisco e a carne de caça do Norte completa uma gastronomia inesquecível, mas Portugal é também conhecido pelos seus vinhos. Considerado um dos melhores destinos para o enoturismo, o seu famoso Vinho do Porto é o rei dos seus néctares.
As Ilhas Portuguesas
As Ilhas dos Açores erguem-se das profundezas do oceano Atlântico e encontram-se no nexo das placas tectónicas europeias, americanas e africanas. São nove ilhas de nome poético com um cenário intocável: lagos de cor azul-esmeralda e safira, vulcões adormecidos e crateras, fumarolas, piscinas naturais aquecidas, hortênsias coloridas e azáleas, locais da UNESCO. Estas ilhas são também conhecidas como "As Ilhas Verdes", devido à sua vegetação intensa, cobrindo quase todos os centímetros das paisagens.
O Arquipélago da Madeira, um exuberante jardim botânico de solo vulcânico, compreende duas ilhas habitadas e dois grupos desabitados. Com umas impressionantes 99 milhas de costa, é caracterizada por um mar azul cristalino circundante, falésias magníficas, piscinas naturais almejadas de rochas de lava, cachoeiras e vales tranquilos com aldeias rústicas. Conhecidas mundialmente como as “Ilhas da Eterna Primavera”, aqui as montanhas têm vistas deslumbrantes e os caminhos de trilhos através da Floresta Laurissilva são mundialmente apreciados.
O Idioma
Em Portugal fala-se português. Esta é a sexta língua mais falada no mundo, com cerca de 203 milhões de falantes, como resultado da colonização. Esta língua latina, trazida por soldados romanos, pode ser encontrada em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Guiné Equatorial, Goa e Macau.
Pode parecer uma língua difícil, mas em Portugal encontrará facilmente pessoas capazes de comunicar em inglês, francês ou espanhol.
O Acesso
Apesar de estar localizado no extremo sudoeste da Europa, Portugal encontra-se a uma distância de 2 horas das principais capitais europeias e a apenas algumas horas das Américas. Os seus cinco aeroportos principais encontram-se estrategicamente espalhados por todo o país (Lisboa, Porto, Algarve, Açores e Madeira), recebendo empresas de viagens de baixo custo, primeira classe e classe executiva.
E como Portugal não é um país grande, as pessoas podem chegar facilmente a quase todos os lugares de trem, ônibus ou carro. A CP (“Comboios de Portugal”) opera todos os trens, cobrindo o país de Faro, no sul, até Valença do Minho, no norte.
Mas as estradas também são uma vantagem, com rodovias classificadas como algumas das melhores da Europa. Empresas privadas de ônibus conectam quase todas as cidades e aldeias do país e, com um carro, as pessoas podem chegar a todos os lugares, sem ser preciso preocuparem-se com os horários. Aqui, são aceites a maioria das licenças de condução de outros países, pelo que não é necessário obter uma licença internacional.
A Moeda Oficial
Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia (CEE) em 1986, agora designada como União Europeia (UE). Na sequência desta aliança, a moeda oficial é o euro (€). Para os turistas, os bancos oferecem usualmente as melhores taxas de câmbio. Eles geralmente abrem de segunda a sexta-feira, entre as 8h30 e as 15h. Caixas eletrônicas também estão à disposição para essa finalidade.
E, curiosamente, Portugal continua a ser um dos destinos menos dispendiosos da UE, sem comprometer a segurança e a alta qualidade.