abril 30, 2012
Todos temos de contribuir para viagens sustentável, respeitando três factores base (pessoas, planeta e lucro). Nos últimos anos, o lazer também se tornou um fator importante. Muitas pessoas esquecem que parte importante, para ter prazer mas contribuindo simultaneamente...
Desde viajantes que vêm através de agências viagens à população local, todo mundo tem algo que eles podem fazer. É por isso que nós listamos algumas dicas eficazes para todas as três partes envolvidas. Em parte, hoje, listamos algumas dicas para o viajante sustentável.
Indo localmente não se trata apenas de comer em restaurantes locais, embora, é muito melhor do que comer no McDonalds, mas é mais sobre "viver" no local. Compre seus produtos em uma mercearia local, coma local (novamente, evite por favor o McDonalds), Utilize o transporte local, sempre que possível e tente comprar produtos indígenas.
Além disso, sobre a ética, tente se vestir respeitosamente, trata-se do seu país e sua casa, por isso, tente comprar um lenço de tecido ou camisa local para se misturar. Na verdade, é tudo uma questão de respeito, não só para o código de vestimenta, mas também em geral: ter um sorriso, ser educado e tentar aprender algumas palavras da língua local. Falar algumas palavras-chave irá ajudá-lo muito ao visitar um país estrangeiro.
A redução deve começar em sua própria casa, mas deve continuar quando você está em férias. Felizmente, o último par de anos, o E-ticket tem feito um grande progresso e aperfeiçoamento, por isso, faça uso do mesmo. Outra coisa importante é a reciclagem. Tente colocar seu lixo onde ele pertence e não em ruas desertas à noite. Podemos listar centenas de dicas para reduzir a sua pegada, mas uma das mais importantes é tentar utilizar o transporte locais quando viajar. Ou melhor ainda, ao visitar uma cidade, use os seus pés.
Economizar água e energia pode ser a coisa mais importante a fazer. Novamente, isso deve começar em sua própria casa e continuar quando você está de férias. Fazer o uso adequado da política de toalha do hotel e verificar a diminuição das luzes e aquecedores quando deixa o seu quarto de hotel são provavelmente duas das mais importantes regras ao visitar hotéis.
Como disse, há provavelmente centenas de dicas para uma viagem sustentável ou férias, dando dicas sobre o que fazer... Mas há também algumas coisas que você não deve fazer. Por exemplo: jogar lixo. Como disse antes, a reciclagem é muito importante para um desenvolvimento sustentável. Em segundo lugar: não perturbar o ambiente e, finalmente, não perturbe ou interfira a população local. Com estas três regras básicas, acreditamos que você está a meio caminho para fazer umas férias responsáveis.
Mas, lembrem-se pessoas e viajantes responsáveis, de se divertirem em qualquer lugar que vão! Não deixem que essas regras comprometam as suas férias! Poderão perfeitamente ter umas férias inesquecíveis enquanto contribuem para um ambiente responsável!
Nós também estamos totalmente dedicados em ajudar para o desenvolvimento sustentável em nossos Roteiros em Portugal. Em reconhecimento da nossa abordagem sustentável, recebemos o Prêmio GreenBiz Maio de 2011.
Se tiver alguma dúvida ou questão acerca da nossa política ou noutro assunto qualquer, não hesite em contactar-nos.