dezembro 03, 2014
Este ano, Portugal ganhou três troféus, e o Vinho 2011 Dow’s Vintage foi considerado o Melhor Vinho do Mundo! A mais importante e mais prestigiada revista do mundo, a Wine Spectator, anunciou o Top 100 dos vinhos de 2014.
Todos os anos desde 1988, esta revista lança os 100 melhores vinhos de todo o mundo, selecionados por uma equipa profissional. Este ano, o valor dos Vinhos Portugueses (especialmente os vinhos do Vale do Douro) foi reconhecido e galardoado com três troféus.
O Vinho 2011 Dow’s Vintage atingiu praticamente a máxima pontuação (100 pontos), com 99 Pontos. O vinho é descrito como sendo não demasiado doce e com uma garra e interação entre álcool e taninos que lhe auguram uma longa vida. Este espetacular vinho do Vale do Douro pertence à família Symington, que é produtora de vinho desde 1882.
No terceiro lugar deste ranking está o vingo Douro Chryseia 2011 (com 97 pontos). Este vinho pertence à mesma família e surgiu de um projeto entre a família Symington e a Château Cos-d’Estournel, gerida por Bruno Prats. Esta parceria tem um grande objetivo: produzir um excelente (e o melhor) vinho de mesa do Vale do Douro.
O último prémio português pertence à Quinta do Vale Meão, que conseguiu a mesma pontuação que o terceiro classificado. Este incrível e delicioso vinho provém de um blend (mistura) de quatro castas portuguesas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Roriz.
O Vale do Douro tem sido reconhecido pelos seus deliciosos vinhos e pelas suas belas e singulares paisagens ao longo dos anos. Para além disso, esta região vinícola tem muito mais para oferecer, como a sua gastronomia e os seus cruzeiros que podem ser realizados em pleno Rio Douro.