Norte de Portugal: os Pratos Típicos que vai Querer Experimentar
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

Norte de Portugal: os Pratos Típicos que vai Querer Experimentar

Norte de Portugal: os Pratos Típicos que vai Querer Experimentar

abril 16, 2018

Uma das melhores experiências para qualquer viajante é provar a gastronomia local. E em Portugal, o Norte é o melhor lugar para se deixar envolver em delícias reconfortantes e cheias de sabor. E no Norte, é impossível não experimentar estes pratos!

Deixe-se levar pela melhor gastronomia em Portuguesa e torne o seu roteiro pelo Norte de Portugal ainda mais saboroso. Aqui deixamos as 5 melhores cidades nortenhas para provar os melhores pratos típicos. Prometemos que esta viagem gastronómica será inesquecível!

Porto

Em Roma sê Romano. Ou, no Porto, faça como os Portuenses. Provar as iguarias mais típicas deste lugar significa provar as famosas “Tripas à Moda do Porto”. Quase conseguimos imaginar, um prato de tripas bem quente a viajar para a sua mesa, uma delícia! Este é um prato cheio de História e pequenas lendas.

As "Tripas à Moda do Porto" são um prato tradicional do Porto

Dizem os locais, que o Princípe Henrique, O Navegador, pediu aos habitantes do Porto alguns alimentos, para que pudesse partir na sua expedição, até Ceuta. Conhecidos pela sua incrível amabilidade e hospitalidade, os Portuenses entregaram-lhe toda a sua comida, restando apenas Tripas para os alimentar. Foi assim que este prato tão tradicional nasceu, mantendo-se delicioso até aos dias de hoje. Atualmente, às tripas juntaram-se outras carnes, feijão e enchidos – ainda melhor!

Vale do Douro

Viajar até Portugal significa que o “Cozido à Portuguesa” é um prato obrigatório. Este cozido é muito popular entre todos os Portugueses, sendo um prato comum em quase todas os almoços de domingo. Preparado com uma mistura de vegetais (cenouras, batatas, feijão e couves) e outra de carnes: porco (costelas, orelheira e bacon), frango e vaca. E – como não poderia falhar – os enchidos! Morcela, chouriço e farinheira são quase obrigatórios.

O "Cozido à Portuguesa" é de prova obrigatória, se visitar o Vale do Douro!

Este é o prato que consegue combinar quase todos os sabores complexos, numa só panela. E é uma fantástica experiência gastronómica local, uma vez que é um prato de família, usado muitas vezes para celebrar o momento em que a família se encontra toda reunida à mesa. É uma iguaria de sabores fortes, por isso aconselhamos a que apenas a prove se tiver um estômago forte! E, claro, é o prato perfeito para acompanhar com um delicioso vinho. E o melhor lugar para provar esta combinação perfeita? No Vale do Douro, claro! Onde uma grande variedade de Quintas vinícolas produzem o tão famoso Vinho do Douro, enquanto servem deliciosos banquetes de Cozido à Portuguesa – uma viagem gastronómica que ficará para sempre marcada no seu coração – e estômago!

Braga

E em Braga, não deixe de provar o “Bacalhau à Braga”, um prato tradicional de bacalhau. O bacalhau é um antigo amigo dos Portugueses, sendo um peixe barato tornou-se muito popular nas casas portuguesas, e cada região tem a sua propria maneira de o cozinhar. No entanto, o Norte de Portugal é famoso pelos seus sabores fortes, por isso temos a certeza que vai adorar este prato! O molho delicioso com cebola caramelizada, louro e malaguetas é uma verdadeira explosão de sabores. Quase parece cozinhado por anjos!

O "Bacalhau à Braga" é usualmente servido com um molho de azeite e batatas fritas

Bragança (Trás-os-Montes)

Em Trás-os-Montes encontra-se um dos pratos mais conhecidos (e saborosos) da culinária nortenha. A “Posta à Mirandesa” consiste num bife grelhado, normalmente com 3 centímetros de altura, servido ainda mal passado. Este bife presenteia-nos com os sabores mais típicos da Gastronomia Portuguesa, o forte sabor a alho, o sal e a pimento. Por norma, é servido com batatas à murro e azeite, fazendo com que todos se sintam em casa, de tão reconfortante que é.

E por falar em sabores portugueses, uma das sopas portuguesas mais saborosas, e que é de prova obrigatória em Trás-os-Montes é o “Caldo Verde”. Uma sopa feita de couve, batatas e cebola, servida tradicionalmente com chouriço e regada com azeite. E para uma experiência completa, peça a sopa de entrada, e a posta como prato principal!

"Caldo Verde" é uma sopa tradicional de Bragança e vem sempre acompanhado de uma rodela de chouriço!

Mirandela (Trás-os-Montes)

Lembra-se dos enchidos? Então aqui está tudo o que precisa saber sobre estas iguarias portuguesas. O BBC já os apelidou de “as salsichas que salvaram vidas” e, como já referimos antes, são um dos nossos melhores tesouros.

Em Mirandela encontram-se as melhores alheiras. A “Alheira de Mirandela” é uma das Sete Maravilhas Culinárias de Portugal, e prometemos que é uma verdadeira jóia, para todos os que a provam. É impossível imaginar o seu sabor, uma delícia entre enchidos, pão e carne de frango, tudo junto numa espécie de salsicha, derretendo-se na sua boca, a cada garfada.

A "Alheira de Mirandela" é uma das 7 Maravilhas Culinárias em Portugal!

Já o convencemos? Se procura as iguarias mais típicas, o Norte de Portugal é de paragem obrigatória!