novembro 28, 2014
O Porto é, por isso, destino obrigatório e foi mesmo considerado o Melhor Destino Europeu de 2014 pela European Consumers Choice, uma organização independente e sem fins lucrativos. É a cidade adorada de D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil), local ao qual este Rei ofereceu o seu coração pela hospitalidade, coragem e luta do povo portuense na Revolução Liberal Portuguesa.
Não pense mais, não perca mais tempo! E para os menos crédulos, nós mostramos-lhe 10 razões pelas quais deve fazer já as suas malas e viajar até ao Porto.
O Vinho do Porto é mundialmente conhecido. No passado mês de Outubro, o Dow’s Vintage Port 2011 foi eleito o melhor vinho do mundo pela Wine Spectator. E neste Top 10 entram mais dois vinhos do Vale do Douro: 2011 Prats & Symington Douro Chryseia e 2011 Quinta do Vale Meão Douro.
Basta atravessar a Ponte D. Luís I para Vila Nova de Gaia e entramos nas Caves do Vinho do Porto. Aqui, podemos aprender como se produz este fantástico e aveludado vinho, assim como provar o seu delicioso sabor.
A história do Vinho do Porto está intimamente ligada ao Rio Douro. Era este o Rio que os tradicionais Barcos Rabelos atravessavam para transportar o Vinho das Vinícolas para as suas Caves. Posteriormente, era enviado para os quatro cantos do mundo! Aproveite e faça um maravilhoso Cruzeiro pelas seis Pontes do Porto e Gaia.
O Porto tem a particularidade de conseguir juntar o Passado, o Presente e o Futuro. Caminhe pelas bonitas ruas do Centro Histórico, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, e apaixone-se pela beleza de épicos monumentos como a Torre dos Clérigos, a Catedral, a Igreja de São Francisco, e muitos mais.
Para além das suas construções históricas, o Porto é atualmente conhecido pela qualidade da sua arquitetura. Da Universidade do Porto já saíram dois arquitetos mundialmente conceituados, que ganharam o Prémio Pritzker (Álvaro Siza Vieira e Eduardo Douro Moura). De entre as inúmeras obras que podem ser apreciadas na cidade, destacamos O Museu de Arte Contemporânea de Serralves, de Siza Vieira, e mais recentemente, o edifício da Casa da Música de Rem Koolhaas.
Ao falar de Porto é obrigatório falar da Livraria Lello. É considerada uma das mais bonitas Livrarias do mundo, com a sua escadaria vermelha em espiral como peça principal de um cenário majestosos. Com uma fachada Art Nouveau e um interior neogótico, J. K. Rowling, a autora de Harry Potter, inspirou-se nesta Livraria para começar a escrever o primeiro livro do pequeno feiticeiro. Assim como o Café Majestic. Com arquitetura Art Nouveau, a sua beleza impera desde a fachada de mármore ao elegante interior espelhado.
Para além destas pérolas, destaque ainda para a famosa Estação de São Bento, com cerca de 20000 azulejos tipicamente portugueses que ilustram imagens relacionadas com a História de Portugal.
Quando entrar nas ruelas da cidade, vai sentir como se tivesse entrado numa máquina do tempo. As pequenas ruas do Porto permanecem fiéis às suas origens. São casas muito típicas, pequenas, coloridas e com roupa pendurada nos estendais das varandas. Passeie por estas ruelas estreitas e desça até à Ribeira, na margem do Rio Douro.
A zona da Ribeira é um dos mais importantes pontos turísticos. Foi declarada Património Mundial pela UNESCO pela sua “extraordinária paisagem urbana com uma história de 2000 anos” e pela sua arquitetura “rica e variada”. As suas casas coloridas perfilam-se em frente ao Rio, mesmo à beira dos tradicionais Barcos Rabelos e dos pequenos cafés, restaurantes e comércio local que ali se instalou.
Se gostar de caminhar, vá até à zona da Alfândega para apreciar o melhor Centro de Congressos do Mundo: o edifício da Alfândega.
O Porto respira Cultura. Ao passear pelo Porto vai encontrar imensos locais onde pode assistir a um magnífico concerto ou a uma peça de Teatro. Para além disso, há imensas Galerias e Museus que não deve perder. Desde o Museu do Vinho do Porto, o Museu do Tram, ou Museus de Arte Contemporânea, a oferta é tão variada que o difícil será mesmo escolher.
Portugal é um país com uma rica e invejada Gastronomia e o Porto não é exceção. Nesta cidade, não deixe de experimentar a fantástica e tradicional Francesinha, uma sandwich com um molho especial e muito elaborado. Ou, se preferirem, peçam algo novo mas tipicamente português. A Gastronomia Portuguesa vai desde o típico “cozido à portuguesa” com carne de porco até à boa “dieta Mediterrânica”. Será delicioso e ótimo para o orçamento.
Na Baixa do Porto, encontrará muitas lojas de comércio local, onde poderá comprar belos souvenirs. Aos fins-de-semana, a zona histórica fica repleta de tradicionais mercados, onde poderá apreciar o bom artesanato português. Outra boa ideia é passear pela Rua de Santa Catarina, repleta de imensas lojas de comércio tradicional.
E à noite, os variados bares estão á sua espera. Com música para todos os gostos e até concertos, a noite é vibrante! Vai valer a pena!