dezembro 12, 2014
E por estes dias, podemos encontrá-lo a surfar novamente as gigantes e furiosas ondas do grande canhão da Nazaré.
O vício por estas ondas fez McNamara regressar vezes em conta e, hoje em dia, é um lugar que está no seu coração. Ao jornal The Guardian, Garrett contou como se apaixonou por esta vila da costa atlântica de Portugal.
Garrett McNamara já fez história na Nazaré. Por isso mesmo, não é de estranhar que este surfista norte-americano, natural do Havai, rume a Portugal todos os anos, disposto a enfrentar os limites da Natureza.
Em 2011, nesta pequena vila de pescadores, McNamara estabeleceu um novo record mundial ao surfar uma onda de 90ft. A fotografia deste momento correu mundo. Mais tarde, em 2013, o surfista reclamou um novo record pessoal, surfando uma onda com 78 pés (cerca de 23,77 metros).
Agora em Dezembro, Garrett está de volta, ambicionando um novo momento de glória.
Como salientou o jornal The Guardian, Garrett McNamara “viaja por todo o mundo, perseguindo grande ondas. Mas há um único lugar que continua a fazê-lo voltar: Nazaré, na costa Atlântica de Portugal”
Por isso mesmo, Garrett já conhece bem estas ondas. Já as surfou vezes sem conta e foi ele que colocou a Nazaré no panorama do surf mundial. De todas as praias desta vila, a Praia do Norte é a sua predileta, mas é também aquela que mais vezes desafia os limites humanos.
No entanto, na Nazaré há ondas para todos os tipos de gostos, “quem quiser surfar pequenas e amigáveis ondas, deverá ir para a praia da vila […]. A Praia do Sul é semelhante mas um pouco mais poderosa e há, ainda, a Praia do Norte, onde se encontram as grandes ondas. Aqui, irão descobrir um desfiladeiro submerso que produz ondas massivas”.
De facto, este furioso desfiladeiro da Nazaré não passa despercebido aos amantes do surf. No ano passado, o surfista brasileiro Carlos Burle e o surfista britânico Andrew Cotton também se destacaram, surfando duas das maiores ondas do mundo.
Mas não só as ondas fazem Garrett McNamara regressar. A simpatia das gentes da Nazaré aqueceu-lhe o coração. A pacata vila sempre o recebeu de braços abertos, desde o gerente do restaurante, ao pescador ou às senhoras da cidade vestidas na sua tradicional indumentária das 7 saias.
Na vila, até foi criado um menu especial, o "menu McNamara”, feito com as iguarias que o surfista mais gosta, “a sua salada favorita com sementes de sésamo, robalo grelhado com migas e batatas com alho e azeite”. Este menu pode provar-se num dos restaurantes que Garrett mais gosta, o Restaurante Celeste, do qual não dispensa o famoso arroz doce, uma especialidade única de Portugal.
E por ter sido (e continuar a ser) tão marcante na sua vida, a vila da Nazaré foi eleita por McNamara como o local para a celebração do seu casamento. Casou-se numa capela acima das colinas, no chamado Sítio, com vista para a praia da vila com os seus barcos de pesca e para a encantadora (e assustadora) Praia do Norte, a musa do surf em Portugal.