fevereiro 28, 2024
Planejando uma próxima viagem para Portugal? Aqui está um segredinho: de uma cidade rural a um renomado local de peregrinação na religião cristã, contaremos mais sobre o aumento da popularidade de Fátima.
Cem anos atrás, Fátima era uma cidade agrícola isolada no centro do país, mas agora é considerada um dos principais locais de peregrinação em toda a Europa. O aumento da popularidade está relacionado ao aparecimento da Virgem Maria para três filhos em 1917 – conhecidos também como os Três Pastorinhos.
Essas três crianças alegaram ter visto a Virgem Maria quando estavam indo para casa com um rebanho de ovelhas, mas apenas a criança mais velha – Lúcia – conseguiu falar com a Virgem, que lhe disse que reapareceria para todos no dia 13 nos próximos seis meses. 13 de outubro foi a última aparição da Virgem Maria. Mais de 70.000 pessoas foram ver a Virgem, mas só as crianças a viram. De acordo com os relatos, ela previu o fim da Primeira Guerra Mundial e pediu a Lúcia que dissesse ao povo para construir uma capela em sua homenagem naquele lugar exato. Depois disso, ela desapareceu.
O Santuário é o lugar onde tudo aconteceu, e seu interesse turístico vem crescendo e crescendo desde então. E por que as pessoas visitam?
Para fins religiosos ou não, qualquer turista pode sentir a magnitude deste santuário e apreciar as linhas arquitetônicas que estão por toda parte. Aqui você encontra um conjunto de estruturas católicas, com 15 igrejas, que são dedicadas aos 15 mistérios do rosário. Dentro do Santuário há um órgão esplêndido com mais de 120.000 tubos que foi feito em 1952. Todos os anos, nos dias 13 e 13 de outubro, os peregrinos chegam às estradas portuguesas e peregrinam até Fátima.
Construída em 1919, esta Capela foi construída no local onde a Virgem apareceu para os três pequenos pastores. No entanto, estranhos destruíram a Capela em 1922, mas ela foi reconstruída depois disso. Dentro deste prédio há uma estátua original da Virgem Maria de 1920 e na coroa há a bala que quase matou o Papa João Paulo II em 1981.
Entre 1928 e 1953, esta Basílica foi construída em um estilo neo-barroco. Dentro deste prédio há os túmulos dos três pastores. Jacinta morreu em 1919, e Francisco em 1920. Lúcia, a pastora mais velha, morreu em 2005 e foi enterrada em um túmulo no meio de seus primos.
A quarta maior Igreja Católica do mundo inteiro, esta Basílica foi construída entre 2004 e 2007.
Você pode tornar sua visita a Fátima ainda mais interessante e culturalmente rica visitando outros locais próximos e interessantes. Em Aljustrel, por exemplo, a dois quilômetros do Santuário, há as casas dos três pastores pequenos e - sim - você pode entrar. Dentro da casa de Jacinta e Francisco, os móveis e objetos cotidianos ainda são os mesmos. A casa da Lúcia fica a apenas 150 m de distância.
Além disso, a 15 km de distância há também outro lugar interessante que você pode visitar – Gruta da Moeda –, que foi descoberta em 1917. E a 15 km do Santuário há também a Gruta de Mira d’Aire, que foi eleita uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal em 2010. Encontrado em 1947, você pode visitar 600 metros e descer 683 degraus, mas no final há um elevador que vai levá-lo de volta à superfície.
ntenso e nostálgico são duas palavras que podemos usar para possivelmente descrever Fátima, que não é mais uma cidade sonolenta. Cheio de interesses e de grande importância para o povo português, o Santuário de Fátima pode ser visitado em qualquer época do ano e este é um bom motivo para visitar Portugal.
Junte-se aos nossos Passeios de Fátima de Lisboa ou do Porto e experimente o melhor deste importante local em Portugal!