Cante Alentejano é Património da Humanidade. ecoTours Blog
Top Banner Background

Blog Viagens em Portugal

"Cante Alentejano" é Património Imaterial da Humanidade

janeiro 15, 2015

Seguindo o reconhecimento internacional do Fado (2011), a polifónica música portuguesa “Cante Alentejano”, originária da Região do Alentejo, é agora reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Esta música fala de trabalho, de amor, de contemplação, de saudade e agora é um tesouro mundial. Descubra esta música tradicional e diferente que pode ser escutada durante o quotidiano de atividades agrícolas da Região.

Portugal tem, na sua cultura, uma tradicional forma de música única em todo o mundo, conhecida por “Cante Alentejano”, que foi recentemente declarada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A decisão foi tomada em Paris, a 27 de Novembro de 2014.

Esta música alentejana foi a única presença portuguesa entre 46 propostas para a representativa lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade. De acordo com a UNESCO, a candidatura de Portugal, promovida pelo concelho de Serpa em conjunto com a Entidade Regional do Turismo Alentejo, preencheu todos os critérios.

O “Cante Alentejano” seguiu, assim, a Dieta Mediterrânica (2013) e a música do Fado (2011) como outro expoente português de Património Imaterial da Humanidade. Muitos parabéns a Portugal e especialmente ao Alentejo!

Com um reportório composto por modas (músicas), a polifónica canção do “Cante Alentejano” é cantada por grupos formados por três vozes – o Ponto, o Alto e as Segundas Vozes – sem qualquer uso de instrumentos musicais.

Esta música tradicional é chamada “cante alentejano” porque é originária da região do Alentejo, no Sul de Portugal.

Há diferentes teorias sobre a origem desta genuína expressão musical. A abordagem mais comum crê que esta música é um legado cultural da presença Árabe nesta região. Outra perspetiva defende que esta música nasceu da prática do coro gregoriano.

Esta informal e espontânea melodia natural do interior do país marca o ritmo do trabalho diário das atividades agrícolas do Alentejo. Esta música coletiva estimulava, assim, os trabalhadores e encorajava homens, mulheres e crianças a dar o seu melhor nas tarefas agrícolas.

Depois, esta música alentejana passou para tavernas e festas e, nas primeiras décadas do século XX, o primeiro grupo coral foi formalmente organizado. Hoje em dia, há mais de 150 grupos de “Cante Alentejano”.

Por entre outros temas, esta música fala de trabalho, amor, contemplação e de saudade. Venha até ao Alentejo e assista ao sublime cantar alentejano!

“Cante Alentejano”: a alma do povo alentejano

Você quer ter oportunidade de descobrir esta incrível região e escutar esta relaxante e típica música? Consulte o nosso Roteiro de 1 Dia pelo Alentejo ou peça-nos uma viagem personalizável.

Há imensos motivos para visitar o Alentejo. As suas vastas e douradas planícies e a paz das suas paisagens de carvalhos, oliveiras e vinhas é apenas uma cortina que abre para uma fantástica gastronomia e vinhos deliciosos num património mundial inesquecível!