Dia 2
Após um energético pequeno-almoço no Hotel, despedimo-nos de Viana do Castelo, com uma visita ao Templo de Santa Luzia. Este monumento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus Cristo, situa-se no topo da encosta oposta ao mar e oferece uma vista panorâmica arrebatadora sobre a cidade, o rio Lima e o seu bucólico e verdejante vale. Deixamos ainda algum tempo para visitar o Museu do Traje, que nos transporta até às tradições minhotas mais típicas.
Começamos assim a nossa aventura pela Natureza mais selvagem e deslumbrante da Região. A primeira paragem será em Ponte de Lima, considerada a vila mais antiga de Portugal. Está localizada na margem sul do Rio Lima, ao lado da magnífica ponte romana de arcos baixos, uma estrutura única da época do imperador romano Augusto. Convidamo-lo a uma caminhada pelo seu centro histórico, com as suas elegantes ruas antigas alinhadas com notáveis e antigos edifícios.
Finalmente, e percorrendo a região do Alto Minho caraterizada pelos seus cenários verdes, aldeias pitorescas e colinas íngremes, seguiremos para o coração desta região, a encantadora cidade de Paredes de Coura. Com casas construídas sob um acentuado declive que inclina vertiginosamente para o belíssimo Vale do Rio Coura, é um lugar rico em sítios arqueológicos e monumentos valiosos. Aqui iremos encontrar a impressionante Paisagem Protegida do Corno de Bico, um paraíso natural regado por três rios incríveis, cobrindo uma extensa floresta, onde abundam carvalhos, azevinhos e outras espécies de flora. E, estando praticamente intocável pelo Homem, é o lar de várias espécies de fauna nativas e europeias, como o lobo ibérico.
Este dia encantador terminará com uma visita à Loja Rural deste concelho, onde se concentra a oferta de artesanato e outros produtos tradicionais de Paredes de Coura num só local. Esta loja é conhecida por incentivar a produção e comercialização de produtos típicos locais, promovendo as raízes tradicionais e culturais da região. Hospedagem em Arcos de Valdevez.